Vereadora profa. Iolanda Castro - Foto: Divulgação

O projeto visa garantir o reconhecimento oficial das Festas Juninas como parte integrante do patrimônio cultural imaterial da cidade.

A cultura de São João, disseminada por todo o país, tornou-se uma atração turística que merece ser preservada e estimulada. Dessa forma, a Vereadora Professora Iolanda Pereira Castro apresentou o Projeto de Lei nº 17/2023, declarando as Festas Juninas como patrimônio cultural imaterial do município de Palmas.

A proposta foi aprovada pela Comissão de Políticas Públicas Sociais e pela Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal. Assim, segundo Iolanda Castro, autora do projeto, as festas juninas são manifestações culturais populares de grande importância no país e em Palmas.

Além disso, as festas já são tradição na cidade, contando com apresentações de quadrilhas juninas, brincadeiras típicas como pau de sebo, casamento caipira, correio elegante e uma variedade de comidas típicas.

Por outro lado, as danças de quadrilha são um exemplo desse patrimônio cultural, com apresentações e competições que percorrem todo o município de Palmas. Os trajes típicos mesclam elementos da antiga nobreza com características caipiras do Brasil rural.

Nesse sentido, a Vereadora ressaltou a importância de fortalecer e preservar essa manifestação cultural que está enraizada no povo de Palmas. O projeto visa garantir o reconhecimento oficial das Festas Juninas como parte integrante do patrimônio cultural imaterial da cidade, incentivando a sua valorização e preservação para as futuras gerações.

Portanto, com a aprovação do projeto, o Poder Executivo será responsável por realizar os registros necessários nos livros próprios do órgão competente. A entrada em vigor da Lei ocorrerá na data de sua publicação, reafirmando o compromisso da cidade de Palmas em valorizar e promover as tradições culturais locais.

Em última análise, a declaração das Festas Juninas como patrimônio cultural imaterial de Palmas representa um marco importante para a preservação da identidade cultural da cidade. Assim, garantindo que essas celebrações tradicionais sejam mantidas e celebradas por muitos anos.

Perques Leonel