Vereadora professora Iolanda Castro durante fala na CPI da BRK Foto: Ascom

CPI instaurada para investigar irregularidades recorrentes, e garantir acesso a água e saneamento adequados à população de Palmas.

Na primeira reunião da CPI da BRK Ambiental, a vereadora Professora Iolanda Castro, representante do povo palmense, expressou entusiasmo com os progressos realizados até agora. A CPI foi instaurada para investigar irregularidades e assegurar que a população de Palmas tenha acesso a serviços públicos de qualidade, especialmente no tocante à água e saneamento básico.

Irregularidades e reclamações

A população de Palmas vem reclamando há anos das “péssimas” condições na execução das ações pela BRK Ambiental, e até o momento, nada tem sido feito para solucionar os problemas apresentados. Diante disso, a Câmara Municipal de Palmas instaurou a CPI da BRK, pautada na transparência e legalidade, com o objetivo de investigar as irregularidades recorrentes.

“Dentre as principais questões a serem apuradas estão o alto custo da tarifa de água na região norte do País, com Palmas apresentando o metro cúbico mais caro; o atendimento deficitário aos usuários; os investimentos não realizados conforme previsto no contrato; e o tratamento inadequado do esgoto, com destinação irregular, afetando córregos e lagos, em clara violação ao meio ambiente”. Afirmou Iolanda.

Durante a sua fala, a vereadora ressaltou a importância de uma estrutura legal sólida, fortalecendo os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito. Para Iolanda Castro, essa base técnica é crucial para resultados efetivos e melhorias substanciais para a população.

Iolanda Castro destacou a necessidade de serviços de qualidade, respeito aos usuários e ao meio ambiente, a parlamentar afirmou que água e saneamento são direitos essenciais para todos os cidadãos de Palmas, independentemente de sua localização ou condição socioeconômica.

A CPI da BRK tem como foco principal investigar irregularidades nos serviços prestados pela BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento de água e saneamento em Palmas. A vereadora sublinhou a importância de identificar falhas, responsabilizar envolvidos e buscar soluções para garantir serviços de qualidade à população.

Iolanda expressou confiança nos resultados da CPI da BRK, e reiterou o compromisso de defender os direitos da população palmense. Enfatizou a transparência, participação popular e busca por soluções efetivas diante dos desafios em água e saneamento.

A população de Palmas aguarda os desdobramentos da CPI, confiando no incansável trabalho da vereadora Professora Iolanda Castro e dos demais membros da comissão para garantir serviços públicos eficientes e respeitar os direitos de todos os cidadãos da cidade.

Água e saneamento como direitos essenciais 

É válido lembrar que a água e saneamento são direitos essenciais para a população. A instauração da CPI da BRK é uma medida importante para garantir a qualidade desses direitos em Palmas. A população espera que a investigação traga resultados e promova melhorias no serviço prestado pela BRK Ambiental, assegurando serviços de excelência, respeitando usuários e meio ambiente.

Perques Leonel