Foto: Augusto Rocha

As ações buscam promover a cooperação federativa, ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação cidadã.

Por Rodrigo Martins

Araguaína, TO – O Comitê de Cultura no Tocantins, por meio da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), realizará, no dia 21 de fevereiro, em Araguaína, o 5º Seminário de Políticas Culturais. Nesta edição, a temática é voltada para o impacto da cultura hip hop e do grafite no cenário artístico e social da cidade, destacando sua relevância na construção da identidade cultural e no fortalecimento das políticas públicas para a arte urbana. O evento acontecerá a partir das 19h, no Colégio Estadual Jorge Amado, localizado no setor Noroeste.

Felipe Amorim, presidente da Associação de Hip Hop de Araguaína, comemora a realização do evento. “Será um prazer fazer parte deste seminário, tendo em vista que o foco será a cultura hip-hop e o grafite. Isso, para a cidade de Araguaína, é como se fosse uma janela, uma vitrine para dar visibilidade à nossa cultura”, destacou.

O seminário integra as ações do Comitê de Cultura no Tocantins, que faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). Por meio da Secretaria dos Comitês de Cultura – Ministério da Cultura (MinC), essas ações buscam promover a cooperação federativa, ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação cidadã.

Kaká Nogueira, Coordenador Geral do Comitê de Cultura no Tocantins e Presidente da FETAC, destacou: “Nossa missão é criar um ambiente propício para a troca de experiências e construção de políticas culturais mais inclusivas, garantindo que todas as comunidades do Tocantins tenham acesso a iniciativas culturais, com a clareza de que a cultura é um direito.”

A organização do evento conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC), da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA). Essas instituições têm trabalhado juntas por meio de um termo de colaboração de dois anos firmado com o MinC, buscando implementar o PNCC em diferentes regiões do estado.

O Comitê
Com sede em Palmas, o Comitê de Cultura no Tocantins é coordenado por Kaká Nogueira e Wanderson Ramos, contando ainda com uma equipe gestora e representações regionais em Gurupi e Araguaína. Além disso, a atuação em Araguaína reforça o compromisso de ampliar as ações culturais no norte do estado.

Redação