Foto: Divulgação

Os dois eventos realizados pela Câmara Municipal de Palmas reforçaram a importância da valorização dos profissionais que protegem a sociedade e da promoção de ações solidárias que salvam vidas.

PALMAS, TO – Em um gesto de reconhecimento e solidariedade, a Câmara Municipal de Palmas (CMP) promoveu, nesta semana, dois eventos que uniram valorização profissional e incentivo à vida. Na quinta-feira (21), o Legislativo prestou homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) em Sessão Solene pelo Dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de julho. Já na quarta-feira (20), a Casa realizou um mutirão de doação de sangue em parceria com o Hemocentro, reforçando a importância desse ato que muito contribui para salvar vidas.

Homenagem ao Corpo de Bombeiros

A Sessão Solene, proposta pela vereadora Karina Café (Republicanos), foi marcada por emoção e reconhecimento destacando a bravura e a dedicação dos militares. Em seu discurso, a parlamentar reforçou a importância da corporação: “Hoje essa Casa se reveste de honra e gratidão para celebrar o Dia do Bombeiro Militar, homenageando homens e mulheres, verdadeiros heróis. O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins tem uma trajetória marcada pela disciplina, comprometimento e, sobretudo, pelo amor ao próximo”, afirmou Karina.

O presidente da Câmara, vereador Marilon Barbosa (Republicanos), também enalteceu a relevância da atuação da corporação, considerada uma das mais respeitadas do país.

Durante a cerimônia, o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Ornelas, frisou os avanços alcançados pela instituição, especialmente em investimentos, capacitação e qualidade de vida da tropa. Como forma de reconhecimento, a Câmara homenageou 23 militares, entre coronéis, oficiais e praças, pelos serviços prestados à sociedade tocantinense.

Mutirão de doação de sangue

No dia anterior a homenagem, a Câmara abriu suas portas para a ação de solidariedade. Em parceria com o Hemocentro de Palmas, organizou um mutirão de doação de sangue. A unidade móvel estacionada na Casa de Leis ofereceu conforto e segurança para os voluntários.

De acordo com Danilo Parente, técnico de captação do Hemocentro, os resultados foram animadores: “Foram realizados cerca de 30 cadastros e coletadas 20 bolsas de sangue, números dentro da nossa previsão. Cada doação pode salvar até quatro vidas.”

Requisitos para doar sangue

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis);
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar descansado e bem alimentado;
  • Apresentar documento oficial com foto.

Frequência das doações: um gesto contínuo de solidariedade

Além dos requisitos básicos, é fundamental destacar a regularidade das doações. Homens podem doar a cada dois meses, chegando a quatro vezes ao ano. Já as mulheres podem doar a cada três meses, totalizando até três vezes ao ano. Essa constância é determinante para manter os estoques de sangue abastecidos e garantir que vidas sejam salvas ao longo de todo o ano, não apenas em campanhas pontuais.

União entre reconhecimento e solidariedade

Ao realizar os dois eventos, a Câmara Municipal de Palmas reafirma seu compromisso em valorizar os profissionais que defendem a sociedade e, em incentivar práticas solidárias de grande impacto social. Dessa forma, enquanto os bombeiros foram reconhecidos por sua coragem e dedicação, a população também foi chamada a exercer solidariedade por meio da doação de sangue – um gesto simples, mas que pode multiplicar chances de vida.

Redação