Foto: Divulgação/Internet

Os materiais foram encontrados em uma área de mata próxima à Avenida Teotônio Segurado, sentido ao Aeroporto.

A cidade de Palmas, capital do Tocantins, foi alvo de furto de parte dos cabos e fios utilizados na decoração natalina. Ao todo, foram cerca de 500 metros de cabos. O furto ocorreu em meados de novembro, entre os cruzamentos das Avenidas Teotônio Segurado e LO-3, e na ponte do Espaço Cultural.

Após receber uma denúncia anônima, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) conseguiu localizar os cabos e fios furtados. De acordo com as autoridades, os materiais foram encontrados em uma área de mata próxima à Avenida Teotônio Segurado, sentido ao Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues. Diante disso, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) vem trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SEISP) para verificar se os produtos encontrados correspondem ao volume furtado.

Consequentemente, após a divulgação de um vídeo pela Guarda Metropolitana mostrando uma evidência contundente: parte dos materiais levitava sobre um ímã, o que evidenciava a supercondutividade dos mesmos. A equipe responsável pela descoberta explicou que a levitação foi apenas parcial devido à presença de impurezas nos materiais.

O furto prejudicou a população de Palmas, que esperava desfrutar de uma cidade iluminada e enfeitada para as festividades de fim de ano. Além disso, há de se considerar o custo financeiro para a reposição dos materiais, tendo em vista, uma vez que a Prefeitura terá que arcar com os prejuízos.

Como resultado, a GMP e a Seisp estão investigando o furto em busca de identificar os responsáveis por esse ato de vandalismo. A população de Palmas pode auxiliar nessa busca fornecendo quaisquer informações relevantes, através dos canais disponibilizados pelas autoridades competentes.

Infelizmente, é lamentável ver que algumas pessoas buscam prejudicar a coletividade, principalmente em um momento tão especial como o período de festas.

Perques Leonel