A reconstrução da ponte é considerada fundamental para a logística entre os dois estados, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias

Aguiarnópolis (TO)/Estreito (MA) – As estruturas remanescentes da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, foram implodidas na tarde deste domingo (2), marcando o início das obras para a construção de uma nova ligação entre os estados do Tocantins e do Maranhão. A ação ocorreu às 14h e durou cerca de 15 segundos, com explosões sequenciais que derrubaram os pilares de sustentação da antiga ponte.

A ponte, que ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), foi inaugurada na década de 1960 e colapsou no dia 22 de dezembro de 2024. O desabamento resultou em mortes, feridos e desaparecidos, além da destruição de dez veículos que transitavam na estrutura no momento do incidente. Desde então, motoristas precisam utilizar rotas alternativas para atravessar o Rio Tocantins.

Explosão controlada e segurança da população
A operação de demolição foi realizada pelo engenheiro de minas Manoel Jorge Diniz Dias, conhecido como “Manezinho da Implosão”, especialista com mais de 200 implosões em seu currículo. O procedimento utilizou uma técnica que combina calor intenso e explosivos, posicionados de forma estratégica para fraturar o concreto e provocar o colapso controlado da estrutura.

Para garantir a segurança dos moradores próximos à ponte, a Prefeitura e a Defesa Civil realizaram um plano de evacuação. Em Aguiarnópolis, 50 imóveis foram desocupados antes da implosão, enquanto em Estreito (MA), cerca de 150 famílias tiveram que sair temporariamente de suas casas. Após a ação, equipes técnicas iniciaram a remoção dos destroços às margens do Rio Tocantins.

Nova ponte deve ficar pronta em um ano
A demolição das estruturas remanescentes é parte do cronograma para a construção da nova ponte. O projeto está sob responsabilidade do Consórcio Penedo – Neópolis, formado pela Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Ltda. O prazo para conclusão da obra é de um ano.

Enquanto a nova estrutura não fica pronta, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) recomenda que motoristas utilizem desvios pela TO-134 até São Bento e, posteriormente, sigam pela BR-230 até Imperatriz (MA).

A reconstrução da ponte é considerada fundamental para a logística entre os dois estados, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias. “Essa obra vai devolver a mobilidade e a segurança para quem precisa atravessar o rio diariamente”, destacou um representante do DNIT.

Com a remoção dos escombros e o avanço das obras, a expectativa é que a nova ponte traga mais eficiência e segurança para a região, solucionando os transtornos causados pelo desabamento da estrutura anterior.

Redação